Geral

mundo

X CONINFA: Abertura histórica reúne mais de 2.000 pessoas e transforma palco em celebração cultural

  • 4 de novembro de 2025
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Fotos: João Souza

A noite de abertura do X CONINFA, Congresso Interdisciplinar do UniRios, reservou gratas surpresas aos participantes. Reunindo mais de 2.300 pessoas, além de autoridades, empresários e entidades, público presente viu palco se transformar em altar da cultura popular e aula magna trouxe amor e humanidade como pontos centrais.

Não poderia ser diferente, especialmente quando o evento comemora sua décima edição. O CONINFA firma-se, assim, como o maior e mais importante da área acadêmica de Paulo Afonso e região.

Mas as surpresas não pararam por aí. As novidades desta edição foram muito bem avaliadas pelo público presente. Confira os destaques da noite:

PODCAST

Entre as novidades bem avaliadas pelo público esteve a estreia de um Podcast durante o evento. Funcionando como uma espécie de prévia do evento a transmissão, feita para o YouTube e o Instagram, ficou instalada na recepção do Colégio Sete de Setembro e esteve sob a condução dos alunos Kyara e Otávio. Na bancada, professores, coordenadores e congressistas dividiram suas expectativas sobre o evento.  Veja como foi AQUI.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor foi outro ponto alto que agradou os congressistas. Instalada ao lado do Ginásio Poliesportivo do Colégio Sete – local das palestras – a feira reuniu dezenas de pequenas empresas com barracas de lanches, artesanato e grande variedade de produtos. O movimento intenso confirmou o sucesso da ação.

Homenagem

O Centro Universitário UniRios prestou uma justa e emocionada homenagem no palco de abertura ao professor, escritor e historiador Antônio Galdino. Falecido em agosto deste ano, seu legado será honrado: a Reitoria decidiu torná-lo patrono da Biblioteca Universitária do UniRios.

Segurança

Além da infraestrutura completa, com climatizadores, sonorização e palco modernos o X CONINFA contou com uma equipe de Bombeiros Civis acompanhou todo o evento. Garantindo mais segurança.

Altar da Cultura

Toinho Mendes foi a primeira atração da noite. Junto com sua banda, Toinho realizou uma aula-show exaltando elementos da cultura nordestina, em especial, aqueles conectados com a fé, evocando também músicas que marcam o coletivo popular. Destacando-se com uma das gratas surpresas da noite.

Amor e humanidade

Passeando com maestria entre o tema do evento e contextualizando com o cenário atual Gabriel Chalita retornou ao palco do CONINFA. Sua última passagem foi em 2019. Chalita trouxe a emoção mais uma vez refletindo sobre o mistério da vida, relembrou dos pais e dos irmãos, para trazer Spinoza em sua conclusão: eu estou aqui, eu existo. E arrematou ao cantar com a plateia “Meu coração, não sei por que / Bate feliz quando te vê…”.