Geral

mundo

PF indicia Allan dos Santos por crimes de injúria, desobediência e incitação ao crime

  • 20 de agosto de 2025
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Polícia Federal (PF) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) relatório indiciando o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos pelos crimes de difamação, injúria, desobediência e incitação ao crime.

A PF afirmou ao Supremo que Allan dos Santos “valendo-se da internet e da criação de múltiplos perfis, teria sistematicamente desrespeitado decisões do Supremo Tribunal Federal, cometido crimes contra a honra de uma jornalista e incitado a desordem, o que contribui para a animosidade entre os Poderes da República e a polarização política”.

Os investigadores dizem que conseguiram reunir dados de postagens do blogueiro que “demonstraram a natureza pejorativa e conspiratória dos conteúdos”. “A investigação criminal aponta com grande certeza para o indiciamento de Allan Lopes dos Santos pelos crimes de difamação, injúria, desobediência e incitação ao crime”.

Para a PF “as manifestações de Allan dos Santos possuem a finalidade de incitar, publicamente, a prática de crimes por terceiros. Os relatórios de análise demonstram que as postagens de Allan dos Santos defendem teorias da conspiração, questionam o sistema eleitoral e atacam figuras e instituições”.