Internacional

mundo

Nos EUA, Lula alerta que democracia está em jogo e critica extrema-direita

  • 24 de setembro de 2025
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante a 2ª edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo desta quarta-feira (24), em Nova York,  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou que a democracia está em jogo para o futuro da humanidade. Ele destacou a importância dos regimes democráticos para restaurar o multilateralismo e a convivência pacífica entre as nações. O evento reuniu líderes de cerca de 30 países, incluindo os presidentes do Chile e da Espanha, Gabriel Boric e Pedro Sánchez.

“Vamos botar a mão na consciência, todos nós que estamos aqui. O que nós fizemos ontem pela democracia? Com quantas pessoas nós falamos em democracia? Com quantas pessoas nós falamos de organização popular? A verdade é que nós não falamos. Se não falamos, não organizamos. E, se não organizamos, a democracia perdeu”, afirmou Lula.

A iniciativa, que busca fortalecer a cooperação global diante de crises institucionais e sociais, também levanta a preocupação com o crescimento da extrema-direita. Lula questionou a atuação da esquerda e cobrou autocrítica, defendendo que, se não houver organização, a democracia será perdida.

“Como é que nós estamos exercendo a democracia nos nossos países? Se a gente encontrar essa resposta, a gente volta a vencer a direita. Se a gente não encontrar a resposta, a gente vai continuar sendo sufocado pelo negacionismo, pelo extremismo e pelo discurso fascista que estamos vendo agora”, concluiu.