A cidade de Salvador tem sofrido com chuvas intensas desde segunda-feira (25), e com o surgimento de diversas ocorrências em decorrência das precipitações. Até às 22h da última quarta-feira (27), a Defesa Civil (Codesal) havia registrado aproximadamente 342 ocorrências. Dentre os chamados, o destaque era para os deslizamentos de terra, riscos de desabamentos e regiões alagadas.
No registro geral, o bairro da Liberdade foi o que mais teve ocorrências documentadas, com 74 ocorrências. Em seguida, vem a região do Cabula/Tancredo Neves, com o registro de 65. No total, foram contabilizados 161 deslizamentos e 60 riscos de desabamento, que pioraram por aproximadamente 30 pontos de alagamento espalhados pela capital baiana.
Os deslizamentos mais severos aconteceram na região entre os bairros da Saramandaia e de Pernambués. Em Saramandaia, Gerson Alexandrino Santos Júnior perdeu a vida após o soterramento ocorrido pelo deslizamento de terra.
Além de Gerson, mais quatro pessoas foram atingidas pelo deslizamento; três delas foram resgatadas com ferimentos, sendo: Diane Andrade, de 32 anos, seu filho Marcelo, de 6 anos, e Adriano, de 30 anos, que estava transitando na área. Paulo Andrade, de 18 anos, permanece desaparecido.