Justiça

mundo

Flávio Dino assume presidência da Turma do STF que analisará denúncia contra Bolsonaro

  • 20 de fevereiro de 2025
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

A Primeira Turma do STF, responsável pelo julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro, terá um novo presidente em outubro. Flávio Dino assumirá o posto de Cristiano Zanin, ambos indicados por Lula. A mudança segue o rodízio regimental, mas pode influenciar o andamento do caso.

A expectativa no Supremo é concluir o julgamento ainda em 2025, antes do ano eleitoral. Para isso, Dino poderá aumentar a frequência das sessões. Antes da análise do mérito, o relator Alexandre de Moraes abrirá prazo para a defesa dos acusados e para resposta da PGR.

Caso a denúncia seja aceita, os réus seguirão para a fase de coleta de provas e depoimentos. O julgamento do recebimento da denúncia deve ocorrer até abril. Além de Dino e Zanin, integram a Primeira Turma os ministros Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia, mas possíveis mudanças internas podem alterar essa composição.