EM MACEIÓ

mundo

Equipes do Centro de Acolhimento buscam possíveis infectados pela Covid-19 nos bairros

Distritos do Benedito Bentes e unidades de saúde referenciadas receberão visitas para identificação de potenciais vetores de transmissão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Ascom Seades

As equipes de enfermagem do Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS) farão, nesta sexta-feira (31), buscas por possíveis infectados com a Covid-19 em Maceió. O objetivo é agilizar o acolhimento de potenciais vetores de transmissão do novo coronavírus. Em trabalho conjunto com agentes comunitários da região, as equipes do CAIS visitarão os distritos 6 e 7 do bairro do Benedito Bentes. As unidades de síndromes gripais e do Consultório na Rua também receberão acompanhamento técnico.

O entendimento dos coordenadores do CAIS é tornar proativo o trabalho das equipes do Centro em busca de infectados com a Covid-19. O procedimento visa alcançar o número máximo de pessoas em situação de vulnerabilidade social e colocar em funcionamento todo o potencial de acolhimento e isolamento do Centro.

O CAIS já começou a receber residentes. Duas pessoas infectadas com a Covid-19 foram acolhidas: uma delas, proveniente de unidade de síndrome gripal, e a outra, dos trabalhos do Consultório na Rua. Este número tende a aumentar consideravelmente nos próximos dias, a partir do resultado da testagem realizada na última terça-feira (28), pelo Consultório na Rua, com os 146 moradores de rua acolhidos no abrigo da Casa de Ranquines. Já está acordado entre a direção do abrigo e os moradores o encaminhamento dos positivados com a doença ao Centro.

O CAIS tem capacidade para acolher 156 pessoas ao mesmo tempo e 500 em sistema de rodízio. As pessoas em situação de vulnerabilidade social infectadas com a Covid-19 que não precisem de internação hospitalar poderão cumprir os 14 dias de isolamento em condições adequadas para evitar disseminação do vírus entre familiares e a comunidade em geral. Os residentes terão acompanhamento profissional de equipe multidisciplinar, receberão cinco refeições ao dia e serão abrigados em dormitórios masculinos e femininos.