Enfermeiras da atenção primária à saúde participam de capacitação sobre teste rápido

  • 11 de abril de 2024
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

As enfermeiras da atenção primária à saúde participaram de uma capacitação para execução de teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatites virais tipo B e tipo C, que aconteceu na sede do CTA/SAE, sendo ministrada pela Enfermeira e Coordenadora do CTA Isis Larissa.

A iniciativa articulada entre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP) e o CTA/SAE teve como objetivo formar e atualizar mais pessoas para a implementação do diagnóstico dessas doenças utilizando metodologia rápida e aconselhamento.

Os testes rápidos são feitos em, no máximo, 30 minutos contando toda a execução, leitura e interpretação dos resultados. Outros fatores positivos são por serem de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial, podendo ser feitos com amostra de sangue obtida da polpa digital (um pequeno furo no dedo).

Os usuários do Sistema Único de Saúde que precisarem realizar um dos testes rápidos podem procurar uma Unidade Básica de Saúde obtendo o resultado no dia e toda a assistência médica, caso receba um resultado reagente.