Saúde

mundo

Canetas emagrecedoras podem ter redução de 90% nos preços

  • 29 de setembro de 2026
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O preço das canetas emagrecedoras caiu cerca de 70% em menos de um ano nas farmácias. A incorporação desses medicamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos objetivos do Ministério da Saúde. Um orçamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão por ano é estimado para oferecer as canetas de forma gratuita para a população. Há possibilidade de redução de 80% a 90% dos preços para aquisição.

“Na farmácia, o preço já está 70% mais barato. Quando você pensa na escala de compras do SUS, com produção local, isso nos traz a possibilidade de uma redução de 80% a 90% do preço. Estamos projetando que, a um custo de R$ 1,5 bilhão ao ano, a gente consegue trazer esses produtos e incorporar no SUS”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A incorporação ao SUS está alinhada com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre uso das canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade. O uso do medicamento deve estar associado a alimentação saudável e atividades físicas.

“Quando a gente fala em incorporar ao SUS, não estamos falando de incorporar um milagre estético. Estamos falando de incorporar uma medicação que, combinada com outras ações de alimentação e atividade física, certamente poderá ter um impacto muito positivo, inclusive nos custos do sistema de saúde. Vai reduzir o volume de cirurgias bariátricas, de internações por doenças cardiovasculares e de internações por recidiva de câncer, por exemplo”, disse Padilha.