O maior evento popular de Paulo Afonso (BA) e região passará por uma mudança histórica em 2025.
O site Giulianoribeiro.com.br, destaca que a tradicional Copa Vela, após 35 anos, deixará a Avenida Apolônio Sales, centro da cidade, como palco principal das atrações musicais e passará a acontecer no Campo do Poeirão e Complexo dos Lagos, área próxima ao Balneário e ao Monumento Touro e a Sucuri, na região da Chesf. A decisão foi tomada pela nova gestão do prefeito Mário Galinho (PSD).
De acordo com Anderson Tavares (Kôca), secretário de Cultura e Esporte, a mudança vai além do novo endereço:
“A proposta é definitivamente transformar o evento em um festival e, com esse novo projeto, oferecer mais conforto, tranquilidade e segurança para o público. Bem como uma nova experiência, com um layout inovador e novos serviços”, declarou ao site Giulianoribeiro.
A Copa Vela 2025 acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro e contará com atrações de alcance nacional e regional e artistas da terra, incluindo nomes já conhecidos do grande público. Estão confirmados: Wesley Safadão, Simone Mendes, Bell Marques, Léo Santana, Matheus Fernandes, Menos é Mais, Marreta, Groundation, Teto, Seu Desejo, Neiff e Nuzio.
Criada em 1989, na gestão do então prefeito Luiz Barbosa de Deus, a Copa Vela nasceu como um evento náutico. A proposta inicial era valorizar os esportes aquáticos, com campeonatos de vela realizados no lago da represa, Balneário Prainha, aproveitando o potencial turístico do Rio São Francisco.
Paralelamente às competições, surgiram os blocos carnavalescos puxados por trios elétricos. Os trios saíam da Prainha, atravessavam a ponte de acesso à Ilha de Paulo Afonso e seguiam até a Avenida Apolônio Sales, onde o arrastão se encerrava e as apresentações musicais seguiam no palco.
Durante muitos anos, a Copa Vela foi considerada o carnaval fora de época de Paulo Afonso, reunindo milhares de foliões, sobretudo ao som do axé baiano. Com o passar do tempo, a festa se transformou em um festival, incorporando gêneros como forró, sertanejo, arrocha, brega, sofrência, rock, entre outros.
Instagram: @sitegiulianoribeiro







