|
|
|
Em 2010, as escolas públicas e privadas de todo o País que ofertam a educação básica terão um grande desafio. Elas somente poderão matricular no primeiro ano do Ensino Fundamental crianças com seis anos completos. A determinação do Ministério da Educação (MEC) tem base na Lei nº 11.114, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, no dia 16 de maio de 2005. O regime é o mesmo que ampliou o Ensino Fundamental para nove anos de duração e estabelece como data do corte, ou seja, o ingresso das crianças na Escola. As secretarias de Educação do Estado (SEE) e do Municipal (Semed) encaram o desafio com naturalidade. Porém, avisam que a tarefa não está nem será fácil. Para se adequar à realidade de Alagoas, algumas medidas foram implantadas após audiências públicas realizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). As deficiências no ensino básico e a pouca oferta de vagas constituem problemas crônicos nas duas redes públicas de ensino e que, certamente, tornarão o desafio ainda mais difícil. |
Fonte: www.ojornal-al.com.br



