O ano de 2009 foi marcado pela violência e pelo grande número de homicídios registrados em Alagoas. As vítimas foram de todas as idades, classes sociais, e sexos. Os criminosos não pouparam nem as polícias, que perderam dois integrantes da Civil, um militar do Corpo de Bombeiros e oito integrantes da Polícia Militar. Alguns mortos enquanto tentavam conter a criminalidade, outros porque durante o exercício de suas profissões agiram contra ela, e outros, suspeita-se, faziam parte dela.
Em menos de um mês, a Polícia Civil perdeu os policiais Anderson de Lima Silva, 41 anos, e Geraldo de Moura Sá, de 38. O primeiro era chefe do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e foi assassinado no dia 12 de novembro, quando tentava impedir a ação de uma quadrilha durante tentativa de assalto à Caixa Econômica Federal, no Centro. O outro, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) foi executado no último domingo (6), na Grota do Rafael, em Cruz das Almas, quando realizava um trabalho de investigação para prender traficantes.



