Chuva em Santa Catarina deixa 59 mortos

Chuva

  • 24 de novembro de 2008
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Foto: Daniel Conzi/Agência RBS

Casas em Itajaí ficam cobertas de água

Sobe para 59 o número de mortes registradas pela Defesa Civil em Santa Catarina. De acordo com o relatório divulgado na noite desta segunda-feira (24), as fortes chuvas que atingem o estado já deixam mais de 42 mil pessoas desalojadas (que tiveram que sair de suas casas e foram para imóveis de parentes ou amigos) ou desabrigadas (que foram para abrigos públicos). No início da tarde, esse número correspondia a pouco mais de 22 mil pessoas.

Veja fotos da chuva em Santa Catarina

Internautas registram estragos causados pela chuva

O município que mais registrou mortes foi Ilhota (15), seguido por Blumenau (13). Brusque (1), Gaspar (10), Jaraguá do Sul (6), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Benedito Novo (2) e Rodeio (4) também registraram óbitos.

Ainda segundo o relatório da Defesa Civil, o número de municípios isolados em Santa Catarina subiu para oito (São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo).

A companhia de energia informou que cerca de 160 mil pessoas estão sem energia elétrica, com destaque para o município de Blumenau. A Defesa Civil diz que o abastecimento de gás está interrompido em Guaramirim, até o Rio Grande do Sul, devido à ruptura de tubo de gás da TBG entre Luiz Alves e Blumenau.

Aulas suspensas

Devido à destruição causada pela chuva e pelas unidades escolares que estão servindo de abrigo à população, todas as escolas da rede estadual da Regional de Blumenau (que envolve os municípios de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode) permanecerão sem aulas na terça-feira (25). De acordo com o Governo de Santa Catarina, não há previsão de retomada das aulas.

Ainda segundo informou o governo, não haverá aula na terça-feira nas escolas da rede estadual de ensino nas cidades de Benedito Novo, Rodeio e Ascurra, devido às chuvas que atingiram fortemente os municípios.

Resgate

Os governos dos estados de São Paulo e Minas Gerais encaminharam, na tarde desta segunda-feira, dois helicópteros cada um, para auxiliar nos trabalhos de resgates à população atingida pelas chuvas. O Exército Nacional também está deslocando duas unidades para Santa Catarina. Segundo o Governo de Santa Catarina, a Eletrosul também está encaminhando dois helicópteros e equipamentos para auxiliar nos trabalhos de recuperação das cheias.

Ambulância

Segundo o jornal "Diário Catarinense", em Gaspar, uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi atingida por um deslizamento de terra na tarde do domingo (23). No local, máquinas ainda recolhem entulhos e a pista foi liberada durante a manhã desta segunda.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Crédito: Daniel Conzi/Agência RBS