Internacional

mundo

Jornal francês chama Trump de “mafioso internacional” após imposição de tarifa ao Brasil

  • 11 de julho de 2025
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Metropress/Official White House/Abe McNatt/ Ricardo Stuckert/PR Alan Santos/PR

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi chamado de “mafioso internacional” pelo jornal francês Libération após anunciar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O periódico afirmou que Trump está criando um “campo vasto de prevaricação, extorsão e ameaças violentas”, nesta sexta-feira (11). Em uma coluna assinada pelo jornalista Thomas Legrand, o presidente americano foi comparado ao “personagem principal” da série Narcos, que retrata os cartéis de narcotráfico.

Legrand afirmou que o comportamento de Trump lembra o de um chefe mafioso, especialmente ao tentar influenciar a política interna brasileira, ao exigir que o ex-presidente Jair Bolsonaro não seja julgado no Brasil. O jornalista também apontou que Trump tenta uma “interferência descarada” por razões políticas.

A tarifa foi anunciada em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual Trump mencionou uma “perseguição política” contra Bolsonaro. O senador Flávio Bolsonaro, em entrevista à CNN, afirmou que a taxa é apenas o “pontapé inicial” para discutir uma anistia ampla no Congresso Nacional, tema que ele considera prioritário.