Conselho Tutelar investiga denúncia sobre prostituição de adolescentes em Inhapi

Alagoas

  • 4 de agosto de 2011
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Conselho Tutelar investiga denúncia sobre prostituição de adolescentes em Inhapi

Garotas entre 12 e 16 anos estariam se encontrando com caminhoneiros durante a noite

por Jota Silva

Jota Silva

Conselho Tutelar investiga denúncia sobre prostituição de adolescentes em Inhapi

Uma denúncia de que adolescentes estariam se prostituindo durante as noites em Inhapi é apurada pelo Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

Segundo a denúncia garotas com idade entre 12 e 16 anos estariam se encontrando com caminhoneiros que ficam hospedados em uma pousada no centro da cidade. Ainda de acordo com o delato, os supostos encontros acontecem sempre à noite por volta das 23 h em uma praça pública que tem pouco movimento. No local as adolescentes estariam ingerindo bebidas alcoólicas compradas pelos supostos motoristas dos caminhões.

De acordo com o presidente do Conselho Tutelar Edilson Correia da Silva, algumas rondas foram realizadas por ele e alguns conselheiros para averiguar o caso, mas não constataram a denúncia. Mesmo assim, pediu auxílio à polícia civil e ao ministério público para investigar o caso.

Alcoolismo entre adolescentes

Segundo a conselheira tutelar Maria Graciélia Queiroz o número de adolescentes envolvidos com alcoolismo no município tem diminuído nos últimos anos, devido à intensificação da fiscalização realizada pelo CT e o Ministério Público sobre os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas.

De acordo com Queiroz todos os proprietários estão avisados da proibição da venda para menores de idade, mas, mesmo assim, ainda existem alguns vendedores que desrespeitam a decisão. Segundo a conselheira estes descumpridores podem ter seus estabelecimentos interditados, pegar de 1 a 2 anos de cadeia ou pagar multa.

Maria Graciélia ainda alerta para o índice de menores que ingerem bebidas alcoólicas em festas e bailes organizados no município. De acordo com ela, todos os eventos do município devem ser oficializados no Conselho Tutelar para que haja um plantão no local. "A sociedade precisa colaborar através de denúncias." Disse.

Estrutura do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar (CT) de Inhapi dispõe de um veículo adquirido a mais de um ano e recebe denúncia em sua sede no centro da cidade, através de telefonemas e do Disque 100.

Conscientização

De acordo com o CT várias palestras são realizadas em escolas rurais todos os meses com o objetivo de alertar as crianças, adolescentes e seus pais sob o papel do Conselho Tutelar e de seus conselheiros. "A sociedade precisa saber que nosso dever é defender os direitos da criança e do adolescente." Disse.

Mutirões

Segundo o presidente do CT Edilson Correia nas quinzenas mensais o juiz da comarca de Mata Grande vem até a sede do Conselho para realizar casamentos e se reunir com os conselheiros para discutir os casos registrados.

A ação vem acontecendo desde 2010 quando a comarca de Mata Grande era representada pela juíza Daniele Burichel que foi substituída, no início de 2011, pelo juiz Bruno Aciole que resolveu continuar o trabalho adotado pela companheira de magistratura.