"Firmamos uma parceria inteligente", diz presidente do IMA
"AL não vai perder estaleiro", diz
Sandra Menezes e Adriano Augusto concederam entrevista coletiva nesta quarta-feira Sandra Menezes e Adriano Augusto concederam entrevista coletiva nesta quarta-feira
O impasse a respeito da competência para concessão do licenciamento ambiental para instalação do Estaleiro Eisa no município de Coruripe parece ter sido resolvido. Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto de Araújo Jorge, e a superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sandra Menezes, confirmaram que será realizado um trabalho em conjunto entre os dois órgãos ambientais. O prazo para conclusão dos estudos termina no próximo mês de agosto.
"Firmamos uma parceria inteligente e os dois órgãos estarão envolvidos com os trabalhos, que já foram iniciados desde fevereiro", destacou Adriano.
O impasse chegou ao fim após reunião do governador Teotonio Vilela com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, em Brasília. De acordo com Sandra Menezes, o parecer dado por técnicos do Ibama não foi citado durante a audiência com a ministra, já que "o assunto teria sido superado".
"O tema não foi citado e foi superado com o discurso da ministra. Lá em Brasília, havia partido de todas as cores, mas a cor que prevaleceu foi a da bandeira de Alagoas", afirmou Sandra.
Ainda de acordo com ela, a parceria entre os órgãos ambientais não aconteceu antes por conta da dúvida sobre a competência, o que agora já estaria resolvido. "A mesma dificuldade para decidir a competência de concessão do licenciamento aconteceria em outros estados", disse, negando que o motivo do impasse fosse político.
Segundo Adriano Augusto, os estudos estão acontecendo em tempo integral, com técnicos trabalhando nos três horários, para que o licenciamento prévio possa sair o mais rápido possível, mas segundo ele, Alagoas não corre mais o risco de perder o estaleiro.
"Os trabalhos estão caminhando bem. Alagoas tem apostado nesse empreendimento, que tornou-se prioridade para o governo do Estado. Agora não corremos mais o risco de perder o estaleiro", afirmou.
O secretário de Estado da Comunicação, Nelson Ferreira, e técnicos do IMA e do Ibama estiveram presentes à entrevista.
Fonte: Jamylle Bezerra / tudonahora



