Suposto integrante do Primeiro Comando da Capital ‘PCC’ é preso em Penedo – Alagoas.
Prisão ocorreu durante a Operação Pentágono
Crédito: 11º BPM
Em Penedo durante mais uma ação da "Operação Pentágono", desencadeada no município ribeirinho e em outros que abrangem a área de atuação do 11º Batalhão de Polícia Militar, deteve um menor de 16 anos, com suspeitas de integrar a rede criminosa do "Primeiro Comando da Capital", o PCC.
Com o menor os Policiais apreenderam um revólver calibre 32, com 06 munições intactas. A prisão aconteceu na manhã do último domingo, na cidade de Penedo, mas só foi divulgada na manhã desta terça, após a conclusão de algumas investigações. O menor já possui inclusive passagem pela Delegacia Regional de Penedo por roubo de moto.
Na cabeça do menor pode-se claramente ser observada as iniciais do PCC, organização criminosa que já executou várias chacinas, resgate de presos considerados de alta periculosidade, lidera o tráfico em algumas comunidades das maiores cidades do sudeste do país e começa a promover e incentivar as práticas criminosas também em cidades do nordeste brasileiro.
Primeiro Comando da Capital
PCC é uma organização criminosa paulistana, criada com o objetivo manifesto de defender os direitos de cidadãos encarcerados no país. Surgiu no início da década de 1990 no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté, local que acolhia prisioneiros transferidos por serem considerados de alta periculosidade pelas autoridades.
A organização também é identificada pelos números 15.3.3; a letra "P" é a 15ª letra do alfabeto português e a letra "C" é a terceira.
Hoje a organização é comandada por presos e foragidos principalmente no estado de São Paulo. Vários ex-líderes estão presos (como o criminoso Marcos Willians Herbas Camacho, vulgo Marcola, que atualmente cumpre sentença de 44 anos, principalmente por assalto a bancos, no presídio de segurança máxima de Presidente Venceslau II e ainda tem respeito e poder na facção).
O PCC conta com vários integrantes, que financiam ações ilegais em São Paulo e em outros estados do país.
Fonte: Rafael Medeiros / Aquiacontece



