Em reunião realizada no gabinete do prefeito na tarde de ontem ficou adiada para no prazo de 60 dias o aumento ou não da passagem dos transportes coletivos de Paulo Afonso – BA. Além do valor da passagem outras questões como itinerário, renovação da frota, transporte alternativo irregular e segurança foram discutidos na reunião.
Crédito: JRCSilva/arquivo PAN
Após a reunião que aconteceu na tarde ontem, terça-feira 19/01, no gabinete do prefeito, a reportagem do PANotícias conversou com José Mota – o Dudé, representante da Vitran e ele falou sobre alguns detalhes do que ficou definido na reunião com os representantes das empresas de ônibus coletivos de Paulo Afonso, Vitran e Aratu, o prefeito em exercício, Jugurta Nepomuceno, representantes do setor de transportes da prefeitura e o chefe de Gabinete, Júnior Benzota. A reunião teve como principal assunto na pauta o aumento no preço da passagem do transporte coletivo, de R$ 1.50 para R$1.70, ou até R$1.90.
Dudé não concordou que houvesse aumento na tarifa dos coletivos, porque na opinião dele, o que precisa ser providenciado de imediato é a melhoria da frota de coletivos das duas empresas de ônibus que circulam na cidade, Vitran e Aratu e tirar de circulação as Bestas que estão fazendo o transporte de passageiros de forma clandestina, o que vem causando um grande prejuízo às empresas de ônibus que pagam impostos e são as autorizadas pela prefeitura a prestar esse tipo de serviço. Dudé também é a favor que os coletivos que fazem parte da frota prestadora de serviço em Paulo Afonso seja melhorado com a aquisição de novos carros, o que na opinião dele isso não é difícil, desde que haja uma contra partida de incentivo financeiro da prefeitura através de financiamento que o governo federal oferece através da Caixa Econômica Federal.
Segundo o Chefe de Gabinete Júnior Benzota, ficou determinado que fosse dado continuidade ao estudo que está sendo realizado na cidade pelos ficais da prefeitura e ficais da Vitran e Aratu – acerca dos maiores déficits do transporte público em Paulo Afonso.
Para o diretor da Vitran, Dudé, o aumento do valor da passagem é inviável – "Não concordo que aumente nem em R$0,10, primeiro eu quero que a prefeitura analise meu projeto para renovação da frota de coletivos que eu já entreguei ao Chefe de Gabinete, assim como preciso de ajuda para arcar com o prejuízo por causa do excesso de passageiros não pagantes" disse Dudé e completou – "Se hoje já tenho prejuízo por causa das Vans irregulares que levam nossos passageiros pagantes, imagine se a passagem aumenta?".
Na reunião de ontem ficou determinado também que a Vitran providenciasse a compra de mais três ônibus e a Aratu um ônibus. Outro detalhe da reunião é que a empresa Aratu coloque seus carros para rodar durante todo o dia, o que não vinha acontecendo.
Toda a questão de itinerário e reajuste ou não da passagem de ônibus, será analisado em uma próxima reunião que provavelmente aconteça no prazo de 60 dias. Na próxima reunião na Prefeitura de Paulo Afonso, com base no estudo realizado pelos fiscais será novamente discutido se haverá ou não aumento da passagem de coletivos em Paulo Afonso.
Estiveram presente a reunião na tarde de ontem, o prefeito em exercício, Jugurta Nepomuceno, o Sr. Telmo e José Mota(Dudé), representando a Vitran, Vicente, representando a Aratu Disbem, representantes de associações, uma do bairro BTN e outra do bairro NSª de Fátima,Centro, o secretário de Serviços Públicos, Paulo de Deus e o chefe de Gabinete, Júnior Benzota.
Fonte: www.pauloafonsonoticias.com.br



