Inscrições para curso gratuito de TI são abertas nesta segunda

A TARDE

  • 16 de março de 2009
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Serão abertas a partir desta segunda-feira, as inscrições para o curso de formação de jovens em Tecnologia da Informação (TI), que faz parte do Programa Aprendizado Jovem (Proaj). São 400 vagas para estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública. O objetivo do programa é oferecer qualificação aos jovens em áreas que possuem muitas vagas em aberto no mercado baiano.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever nas escolas credenciadas até  sexta-feira, 20. As provas serão realizadas  no dia 4 de abril em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas e o resultado será divulgado no dia 8.

O curso começa no dia 27 de abril e terá 500 horas aulas, com turmas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. A turma piloto do programa já formou 80 alunos e 350 outros jovens estão em sala de aula desde 11 de fevereiro deste ano. O programa, que faz parte de uma ação do Governo da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), contará também com aulas de inglês básico.

DEMANDA – De acordo com dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD), 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A pesquisa também indica que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor. Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, existe  uma demanda muito grande por profissionais capacitados nestes segmentos.

Fonte: A TARDE